quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

A campanha eleitoral pelos livros mais fixes 2021 vai ter tempos de antena na rádio

Já sabes que a partir de 16 de março, a Rádio Miúdos vai transmitir os tempos de antena de 'Miúdos a Votos'?

Queres participar? Os podcasts devem ser enviados até 8 de março! 
Podes conhecer todos os detalhes desta nova possibilidade de participação consultando o endereço:

https://visao.sapo.pt/visaojunior/miudos-a-votos/2021-02-09-tempos-de-antena-de-radio/




Como imaginamos que queiras já saber mais detalhes, adiantamos alguns pormenores:

- Qualquer aluno pode enviar uma gravação que não deve exceder 1minuto e 30 segundos;
- Essas gravações têm de ser enviadas por um professor responsável até dia 8 de Março para o endereço miudosavotos@visao.pt.
-  Nós, professoras bibliotecárias da tua escola, podemos funcionar nesse papel de professor responsável, mas as gravações terão de chegar até ao final do dia 6 de março ao nosso endereço  biblioteca@aedfl.edu.pt  para nós termos tempo de preencher um formulário que é pedido pela Visão Júnior e fazê-las seguir para o endereço indicado. 

Atenção! De todas as gravações a revista só escolhe para transmitir na Rádio Miúdos, as que considerar mais interessantes, pois vão existir certamente muitas sobre cada livro. Mas todos os podcasts recebidos estarão posteriormente disponíveis no sítio da Visão Júnior. 

Instruções para gravar podcasts são disponibilizadas neste artigo. E está tudo bem explicado. Basta ter um telemóvel...e coragem! 



terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

O Principezinho de Antoine de Saint-Exupéry

Sabias que O Principezinho consta em todas as listas a votos dos diferentes ciclos em Miúdos a votos ???

Tens este livro? Já o leste? E os teus pais ? E os teus avós? 

Certamente que encontras facilmente um adulto que te dirá que já o leu várias vezes ao longo da sua vida, descobrindo sempre novas mensagens e diferentes maneiras de as aplicar à sua vida.
É, realmente, um livro que, independentemente da idade, cativa os seus leitores, com diferentes mensagens consoantes as pessoas e as diversas situações da vida, e que vem encantando geração atrás de geração. 
Se fizeres uma pequena pesquisa na internet, encontras diferentes publicações do livro, ou inspiradas nele, e podemos dizer que te deparas com um mundo de coisas, atividades e publicações em que as ilustrações e as mensagens mais representativas são aplicadas.
O Principezinho também fez parte da lista dos anos anteriores e se quiseres ouvir a opinião de colegas teus na campanha do ano passado Miúdos a Votos - os livros mais fixes, vai a https://visao.sapo.pt/visaojunior/miudos-a-votos/2020-02-28-o-principezinho-de-antoine-de-saint-exupery/. Foi mesmo muito o interesse demonstrado por este livro.

Aqui te deixamos mais algumas informações:

"O narrador da obra é um piloto com um avião avariado no deserto do Sahara, que, tenta desesperadamente, reparar os danos causados no seu aparelho. Um belo dia os seus esforços são interrompidos devido à aparição de um pequeno príncipe, que lhe pede que desenhe uma ovelha. Perante um domínio tão misterioso, o piloto não se atreveu a desobedecer e, por muito absurdo que pareça – a mais de mil milhas das próximas regiões habitadas e correndo perigo de vida – pegou num pedaço de papel e numa caneta e fez o que o principezinho tinha pedido. E assim tem início um diálogo que expande a imaginação do narrador para todo o género de infantis e surpreendentes direções. 


Biografia

"Antoine de Saint-Exupéry nasceu a 29 de junho de 1900 em Lyon. Faz o seu batismo de voo aos 12 anos, aos 22 torna-se piloto militar e é como capitão que em 1939 se junta à Força Aérea francesa em luta contra a ocupação nazi. A aviação e a guerra viriam a revelar-se elementos centrais de toda a sua obra literária, onde se destacam títulos como Correio do Sul (1929), o seu primeiro romance, Voo Noturno (1931), que logo se tornou um êxito de vendas internacional, e Piloto de Guerra (1942), retrato da sua participação na Segunda Guerra Mundial. Em 1943 publicaria aquela que é reconhecida como a sua obra-prima, O Principezinho, um dos livros mais traduzidos em todo o mundo. A sua morte, aos 44 anos, num acidente de aviação durante uma missão de reconhecimento no sul de França, permanece ainda hoje um mistério." (in site Porto Editora).

Curiosidades:

No Japão, em Hakone, existe um museu dedicado ao Principezinho: o museu de Oshi-no-Ojisama (O Pequeno Príncipe).  
Foi fundado em 1999, comemorando os 100 anos do nascimento do autor francês Antoine de Saint-Exupery.
O museu, que explora  a vida de Saint-Exupéry, também apresenta uma paisagem urbana francesa e um jardim europeu, situado na exuberante beleza natural de Hakone.
 As ruas sinuosas e as pequenas praças são nomeadas em homenagem a personagens e eventos na história do Pequeno Príncipe, como o bêbado e o acendedor de lampiões e o museu é inspirado no castelo onde o autor cresceu.

Gostavas de ouvir alguém a ler esta história?

Na internet encontras vários áudio livros do Principezinho. Deixo aqui duas sugestões:
- uma versão brasileira, livro completo:https://www.youtube.com/watch?v=Ag-9zLqkVoc
- uma versão portuguesa, por episódios: https://www.youtube.com/watch?v=AXykeRIYZuc



Fotografia da capa do livro original: 



Sabias que ...

... no país natal de Saint-Exupéry, “O Principezinho” só foi publicado após a 2ª Guerra Mundial? 
O livro chegou ao mercado francês em 1946, três anos depois do seu primeiro lançamento nos Estados Unidos da América. 
...a história de “O Principezinho” parte de uma experiência real?
Numa viagem de Saigão para Paris, quando pilotava o seu avião, Saint-Exupery teve que aterrar no deserto da Líbia. Essa aterragem forçada coincidiu com a passagem de uma caravana de nómadas berberes. O aviador e o seu avião, caídos do céu, devem ter sido uma aparição do outro mundo para essas pessoas. Foi aí que nasceu a ideia para a história de O Principezinho.
.. a descrição da personagem principal foi inspirada numa criança que viu numa das suas viagens?
Nos anos 30, Antoine de Saint-Exupéry viajou até à União Soviética de comboio. Imagine-se a dureza de uma viagem de comboio naquela época. Foi nessa viagem e nesse comboio que encontrou um casal com um filho com aqueles cabelos de ouro, muito parecido com a descrição do Principezinho. O filho de dois operários soviéticos… Um casal que tinha uma criança “com todo o futuro do mundo estampado na cara”.  Fonte: https://observador.pt/2015/11/16/o-principezinho/

... recentemente, foram encontrados elementos e divulgadas informações que esclarecem  o mistério do desaparecimento do autor? 

Se quiseres saber mais vai a  https://expresso.pt/cultura/2017-09-10-Se-soubesse-que-era-Saint-Exupery-naquele-aviao-nunca-teria-disparado

Avozinha Gângster de David Walliams

Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura:  9-11 anos,  Literatura.

Sinopse


“O nosso herói, Ben, adormece só de pensar que tem de ficar em casa da avó. Que seca! É a avozinha mais aborrecida de sempre: só pensa em jogar jogos de tabuleiro e comer sopa de couve. Mas há dois segredos que Ben desconhece: 
• A sua avozinha é uma famosa ladra de joias. 
• E toda a vida sonhou roubar as Jóias da Coroa inglesa e agora precisa da ajuda de Ben… 
Uma história sobre preconceitos e aceitação, cheia de piadas engraçadas e palavras tolas, ao estilo bem-humorado do comediante David Walliams,…”

Editora: Porto Editora

Biografia

"David Walliams nasceu em Inglaterra em 1971, e é um ator britânico de comédia, conhecido pela parceria com Matt Lucas, na série Little Britain, e pelas intervenções hilariantes no conhecido programa Britain's Got Talent. Em 2008, tomou o mundo da literatura infantil de assalto e é, atualmente, o autor de crescimento mais exponencial no Reino Unido. Os livros de David Walliams estão traduzidos em 53 línguas, venderam mais de 33 milhões de exemplares em todo o mundo, e obtiveram um impacto sem precedentes na crítica, que o compara a um dos mais emblemáticos autores de sempre no género, Roald Dahl."

Texto e imagem: site Porto Editora

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Ali Babá e os quarenta ladrões

Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura: 9-11 anos, Literatura.

Sinopse

“Naquela manhã, como em todas as manhãs que lhe foram dadas por Alá, Ali Babá andava a cortar lenha na montanha. De súbito, aparece no horizonte uma nuvem de poeira, aproxima-se uma caravana de quarenta ladrões e o pobre lenhador esconde-se numa árvore. Como podia ele ter imaginado que esse gesto simples de prudência iria mudar a sua vida, fazer com que o sangue e a violência entrassem na sua casa? É que do seu esconderijo, Ali Babá descobre um segredo fabuloso: as palavras mágicas que dão acesso ao tesouro dos bandidos...”

Editora: Porto Editora


Texto e imagem: site Porto Editora


Em Visão | «Ali Babá e os 40 Ladrões», adaptação de António Pescada (sapo.pt) podes ouvir a opinião de colegas de outras escolas sobre este livro, transmitida pela Rádio Miúdos na campanha do ano passado da iniciativa “Miúdos a Votos”. 

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

O Príncipe Nabo e Um fidalgo de pernas curtas de Ilse Losa


Biografia da autora

Ilse Losa nasceu a 20 de março de 1913 na Alemanha e passou a sua infância com os avós numa aldeia próxima de Osnabrück.  Aí viveu até aos 21 anos, altura em que o regime nazi assumiu o poder. Por ser judia, viu-se obrigada a abandonar o seu país. Esta fase da sua vida viria a ser o tema do seu primeiro livro, “O Mundo em que vivi” escrito já em Portugal, onde se refugiou.

Em 1934 desembarcou no Porto, “aqui casou, adquirindo a nacionalidade portuguesa. A sua já vastíssima obra inclui romances, contos, crónicas, trabalhos pedagógicos e literatura para crianças. Colaborou em diversos jornais e revistas, alemães e portugueses. Traduziu do alemão alguns dos mais consagrados autores.

Em 1984 recebeu o Grande Prémio Gulbenkian, premiando o conjunto da sua obra para crianças. Alguns dos seus livros estão também publicados na Alemanha e em França. Faleceu em 2006 na cidade do Porto.”

Fontes do texto e imagem: 

https://docs.google.com/file/d/0B1lO0VyH7nxeYjdBSUxCUlNhR1k/edit?pli=1

https://www.portaldaliteratura.com/assets/files_autores/2971.jpg

O Príncipe Nabo de Ilse Losa



A princesa Beatriz, muito vaidosa e arrogante, troçava de todos os príncipes que queriam a sua mão. O rei, farto de a aturar, decidiu dá-la ao primeiro homem que aparecesse, fosse ele quem fosse. E foi assim que a princesa aprendeu uma valiosa lição, em forma de cantiga, pela voz do seu novo pretendente.

Texto e imagem: 

https://visao.sapo.pt/visaojunior/miudos-a-votos/2020-02-21-o-principe-nabo-de-ilse-losa/

Gostas de teatro?

No link, “O Príncipe Nabo - YouTube”, podes assistir à dramatização da obra "O Príncipe Nabo" de Ilse Losa, pelos alunos da turma 6ºG da EB2 Gaspar Frutuoso, no ano letivo 2014/2015.

Um fidalgo de pernas curtas de Ilse Losa




“De cão fino e habituado a todos os luxos, o nosso herói — o Fidalgo (que ao longo da história vai tendo vários nomes, consoante os vários donos) —, acaba por ir ter a uma "ilha" da cidade do Porto onde, como é sabido, mora apenas gente de poucos recursos. Aí conhece um rapazito — o Estrelinhas — e entre os dois nasce uma sólida amizade. O destino, contudo, interrompe abruptamente essa ligação e leva o Fidalgo de volta a uma vida de luxo e requinte. Finalmente, após várias aventuras/desventuras, os dois amigos reencontram-se. Uma história repleta de ternura e carinho, que constitui um verdadeiro hino à amizade.” 

Texto e imagem:

https://www.wook.pt/livro/um-fidalgo-de-pernas-curtas-ilse-losa/40448


Diário de um banana de Jeff Kinney

Um êxito que se prolonga até ao 3º ciclo para o livro inicial desta coleção

 Diário de um Banana – livro 1:

Um Romance com Cartoons


Não é fácil ser criança. E ninguém sabe isso melhor do que o Greg Heffley, que se vê aprisionado na escola preparatória, onde fracotes minorcas dividem os corredores com miúdos mais altos e malvados que já fazem a barba.
Em O Diário de um Banana, o autor e ilustrador Jeff Kinney apresenta-nos um herói improvável. Como o Greg diz no seu diário: "Não esperem que eu me ponha para aqui com “Querido Diário” isto e “Querido Diário” aquilo". 
Felizmente para nós, o que o Greg diz e o que realmente faz são duas coisas muito diferentes. 

Acompanhado por cartoons simples mas não simplistas, este livro apela a jovens de todas as idades.

 Diário de um Banana – livro 2

Rodrick é Terrível


Ao entrar no novo ano escolar, Greg só quer pôr os três meses anteriores para trás das costas. Em especial um certo episódio… Infelizmente para Greg, o seu irmão mais velho, Rodrick, sabe tudo acerca do episódio que Greg está a tentar manter em segredo. Mas é difícil manter um segredo… especialmente quando há um diário envolvido. 

Este livro é a continuação do diário de Greg, um verdadeiro banana, um romance com cartoons muito divertido (O Diário de um Banana), que foi um extraordinário sucesso entre nós.

 

Diário de um Banana – livro 4

Um dia de cão


Pela primeira vez o Greg não está na escola. É que chegaram as férias de Verão! 
Toda a gente se diverte na rua. Mas onde está o Greg Heffley? 
Enfiado em casa, a jogar videojogos, com as cortinas fechadas. 
O Greg é assumidamente um «jovem caseiro», e está a viver as férias de sonho: sem regras e sem responsabilidades. Mas para a mãe dele as férias ideais incluem muitas atividades ao ar livre e a «união da família». 

Qual deles conseguirá impor a sua opinião? Ou irá a chegada de um novo elemento à família Heffley mudar tudo?

 

Diário de um Banana – livro 14:

De-Mo-Li-Ção


Os Heffleys acabam de receber uma herança choruda e decidem fazer remodelações na casa. Mas o que parecia uma maré de sorte acaba por se transformar num gigantesco bico de obra. Assim que as paredes vão abaixo, os problemas surgem uns atrás dos outros: madeira podre, bolor tóxico, bichos manhosos e, BAHHHH!, algo ainda mais sinistro… 

No final, será que a poeira vai mesmo assentar, ou estará a casa dos Heffleys condenada à DE-MO-LI-ÇÃO?


Biografia do autor

Jeff Kinney é um autor bestseller, n.º 1 do New York Times e seis vezes vencedor do Nickelodeon Kids’ Choice Award, na categoria Livro Favorito. 

Já foi nomeado pela revista Time como uma das «100 Pessoas Mais Influentes do Mundo» e é também o criador do Poptropica, que foi escolhido pela mesma revista Time como um dos «50 Melhores Sites da Internet». 

Jeff passou a infância na zona de Washington, D.C., e mudou-se para a Nova Inglaterra em 1995. Vive com a mulher e os dois filhos no sul do Massachusetts, onde tem uma livraria com um nome sugestivo: 
An Unlikely Story (Uma História Improvável). 

Produzidos pela Twentieth Century Fox, os diários de Greg chegaram ao grande ecrã, tendo rendido 250 milhões de dólares. 

O Diário de um Banana mantém-se ininterruptamente na lista de bestsellers do New York Times desde 2007, contando já com 65 edições traduzidas pelo mundo, em 57 línguas, e mais de 203 milhões de livros editados em todo o mundo. 

Em Portugal, a coleção soma mais de 1 milhão de exemplares editados. A página do Facebook (www.facebook.com/diariobanana) conta com cerca de 120 mil fãs. 



terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Bicicleta à Chuva de Margarida Fonseca Santos


Livro recomendado pelo Livro do Plano Nacional de Leitura: dos 9-11 anos,  Cultura e Sociedade - Literatura.

Sinopse

"Uma história sobre bullying, coragem e amizade.
Crescer é um desafio enorme. Mas às vezes é difícil decidir que caminho devemos seguir. A Escolha É Minha é uma coleção sobre as opções que tens de tomar todos os dias com histórias de vida contadas por jovens como tu. Esta história, Bicicleta à Chuva, podia bem ser a tua ou quem sabe a de alguém que conheces. 
O Jaime carrega um enorme segredo: um grupo de rufias, os Alcaides, toma conta da sua vida de muitas maneiras, deixando-lhe o corpo e a mente com marcas difíceis de apagar. 
O Valdomiro, o chefe dos Alcaides, luta para, de alguma forma, conseguir ser importante naquele bairro tão complicado. 
Um dia, em frente à paragem do autocarro, o Jaime vê uma bicicleta antiga encostada ao muro de pedras, e desenha-a. Cai uma chuva miudinha, mas o dono da bicicleta, o Joaquim, não se incomoda com isso, e interessa-se por aquele desenhador. 
Nasce assim uma amizade capaz de revolucionar a vida do Jaime e de muitos outros. 

Queres saber como? Então, vem daí!
Um livro tão comovente e emocionante que os mais novos não vão conseguir parar de ler!"

Texto e imagem: site Booksmile: https://booksmile.pt/livros/bicicleta-a-chuva 

Neste link, para nos ajudar a compreender melhor esta obra, encontramos também 


Autora: Margarida Fonseca Santos

" Publicou o seu primeiro livro para crianças há vinte e um anos. Desde esse instante, nunca mais parou de escrever para este público, um verdadeiro desafio que se transformou numa grande paixão.

Autora reconhecida e muito querida do público, tem uma grande parte das suas obras no Plano Nacional de Leitura.

É autora de livros como Altamente, O Boião Mágico e Uma Questão de Azul-Escuro, e de coleções como O Reino de Petzet e, em coautoria com Maria João Lopo de Carvalho, Os 7 Irmãos. O seu romance De Zero a Dez, sobre a dor crónica, está traduzido para castelhano e inglês. Além de escrever para crianças, adultos e teatro, trabalha na área da escrita criativa e do treino mental, algo que ficou do tempo em que se dedicava à Pedagogia e à Formação Musical. A coleção A Escolha É Minha é o reflexo de todo este percurso."


Ilustradora: Danuta Wojciechowska

A ilustradora nasceu no Canadá e reside em Portugal. Tem um ampla obra no âmbito da ilustração de obras para a infância e de designer gráfica, com uma larga carreira em Portugal. 
Provavelmente até a conheces pessoalmente pois já realizou diversas oficinas na nossa Escola.




segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Miúdos a votos: campanha eleitoral e lista do 2.º ciclo

Prontos para iniciar a campanha pelo(s) livro(s) preferido(s)???

Já tens, certamente, uma opinião bem fundamentada e excelentes ideias para a partilhares
Deves saber pelos nossas publicações anteriores, que a campanha eleitoral este ano letivo de 2020/21, decorre entre 22 de fevereiro e 9 de abril.

Aqui no nosso blogue iremos publicando algumas informações sobre alguns dos livros a votos e seus autores. Está atento!

Sabias que muitos dos livros mais escolhidos na edição do ano passado também foram este ano os preferidos de muitos alunos? Se quiseres ouvir a opinião de colegas de outras escolas na campanha pelo seu livro preferido no ano passado e transmitida pela Rádio Miúdos, consulta este link:https://visao.sapo.pt/visaojunior/miudos-a-votos/2020-02-20-perdeste-o-teu-tempo-de-antena-podes-ouvi-lo-aqui/

E sabes que há um livro que é comum à lista do 1º ciclo e à lista do 2.º Ciclo? Descobre qual é! Para veres já a lista do 2.º ciclo vamos colocá-la aqui para que possas procurar mais rapidamente.  

Para reveres todas as listas consulta o link: https://visao.sapo.pt/visaojunior/miudos-a-votos/2021-01-04-os-livros-que-vao-as-eleicoes-de-miudos-a-votos-em-2021/ 





Miúdos a Votos - 1.º ciclo

Os livros mais fixes!

Numa primeira fase, no final do mês de novembro, procedemos ao recenseamento da nossa escola na iniciativa "Miúdos a Votos" e os alunos, entusiasticamente, propuseram para eleição os livros que mais gostaram de ler até à data. Foi disponibilizada uma plataforma própria criada para o efeito.
Curiosidade: A nível nacional, 23 201 alunos propuseram o seu livro preferido!

Os livros a votos em cada ciclo

No dia 4 de janeiro de 2021, foram divulgadas as listas dos livros mais nomeados a nível nacional,
20 títulos para cada nível de ensino. Os títulos apurados irão figurar nos boletins de voto para a eleição final a 13 de abril do corrente ano.
Para saberes mais pormenores e conheceres as listas dos livros a votos, consulta o seguinte link da Visão Júnior:https://visao.sapo.pt/visaojunior/miudos-a-votos/2021-01-04-os-livros-que-vao-as-eleicoes

Como sabemos que estás com muita vontade de ver a lista do 1ºciclo, colocámo-la já aqui abaixo:



     
E então, conheces todos os livros? Não??!!! Então seria ótimo que começasses a ler os que desconheces para depois poderes votar em plena consciência. Eu sei que este ano talvez seja difícil obteres todos os livros pois o acesso às bibliotecas e livrarias está mais limitado. 

Mas vamos dar-te uma excelente notícia: as BLX, Bibliotecas de Lisboa, acabam de inaugurar um novo serviço em que nos trazem os livros a casa! Consulta o site neste endereço:
https://blx.cm-lisboa.pt/blx-a-sua-porta/

Se nos enviares um e-mail nós também podemos ver se temos esse livro na biblioteca da escola: 
biblioteca@aedfl.edu.pt. Se sim, podes vir buscá-lo à portaria da escola sede. 

A campanha eleitoral vai decorrer entre 22 de fevereiro e 9 de Abril. Despacha-te!

domingo, 14 de fevereiro de 2021

A iniciativa "Miúdos a Votos" está de volta!

A nossa escola está de novo a participar em “Miúdos a votos - Quais os livros mais fixes?”, uma iniciativa conjunta da VISÃO Júnior e da Rede de Bibliotecas Escolares, a qual vai já na 5ª edição, contando com o apoio da Comissão Nacional de Eleições, Fundação Calouste Gulbenkian, Plano Nacional de Leitura 2027, Pordata e Rádio Miúdos.


     


Nesta iniciativa “é dada a possibilidade às crianças e jovens de todas as escolas, de votarem no livro de que mais gostam, replicando os procedimentos e as normas de uma eleição real. Esta iniciativa constitui um exercício ímpar de cidadania, valorizando a responsabilidade do ato de votar" (https://www.rbe.mec.pt/), constituindo também um excelente momento de promoção da leitura.

                                             

Este ano, a VISÃO Júnior acrescenta uma vertente ao projecto, a literacia mediática, sabes o que isso é? Não? Nós explicamos: estamos a falar do conhecimento dos vários meios de comunicação que servem de difusores de notícias: a televisão, os jornais, a rádio, a Internet... A ideia é permitir e capacitar os alunos para que sejam os repórteres da iniciativa na sua escola. (visao.sapo.pt/visaojunior)
Se quiseres participar nesta vertente, contacta o teu professor de Português ou as professoras bibliotecárias. Vamos a isto? Vais poder escrever sobre os acontecimentos, gravar notícias e talvez até ouvi-las na rádio. Já alguma vez fizeste alguma coisa deste género?

Vê as próximas publicações para conheceres as listas dos livros selecionados e saberes mais sobre cada um dos títulos.