quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

O Príncipe Nabo e Um fidalgo de pernas curtas de Ilse Losa


Biografia da autora

Ilse Losa nasceu a 20 de março de 1913 na Alemanha e passou a sua infância com os avós numa aldeia próxima de Osnabrück.  Aí viveu até aos 21 anos, altura em que o regime nazi assumiu o poder. Por ser judia, viu-se obrigada a abandonar o seu país. Esta fase da sua vida viria a ser o tema do seu primeiro livro, “O Mundo em que vivi” escrito já em Portugal, onde se refugiou.

Em 1934 desembarcou no Porto, “aqui casou, adquirindo a nacionalidade portuguesa. A sua já vastíssima obra inclui romances, contos, crónicas, trabalhos pedagógicos e literatura para crianças. Colaborou em diversos jornais e revistas, alemães e portugueses. Traduziu do alemão alguns dos mais consagrados autores.

Em 1984 recebeu o Grande Prémio Gulbenkian, premiando o conjunto da sua obra para crianças. Alguns dos seus livros estão também publicados na Alemanha e em França. Faleceu em 2006 na cidade do Porto.”

Fontes do texto e imagem: 

https://docs.google.com/file/d/0B1lO0VyH7nxeYjdBSUxCUlNhR1k/edit?pli=1

https://www.portaldaliteratura.com/assets/files_autores/2971.jpg

O Príncipe Nabo de Ilse Losa



A princesa Beatriz, muito vaidosa e arrogante, troçava de todos os príncipes que queriam a sua mão. O rei, farto de a aturar, decidiu dá-la ao primeiro homem que aparecesse, fosse ele quem fosse. E foi assim que a princesa aprendeu uma valiosa lição, em forma de cantiga, pela voz do seu novo pretendente.

Texto e imagem: 

https://visao.sapo.pt/visaojunior/miudos-a-votos/2020-02-21-o-principe-nabo-de-ilse-losa/

Gostas de teatro?

No link, “O Príncipe Nabo - YouTube”, podes assistir à dramatização da obra "O Príncipe Nabo" de Ilse Losa, pelos alunos da turma 6ºG da EB2 Gaspar Frutuoso, no ano letivo 2014/2015.

Um fidalgo de pernas curtas de Ilse Losa




“De cão fino e habituado a todos os luxos, o nosso herói — o Fidalgo (que ao longo da história vai tendo vários nomes, consoante os vários donos) —, acaba por ir ter a uma "ilha" da cidade do Porto onde, como é sabido, mora apenas gente de poucos recursos. Aí conhece um rapazito — o Estrelinhas — e entre os dois nasce uma sólida amizade. O destino, contudo, interrompe abruptamente essa ligação e leva o Fidalgo de volta a uma vida de luxo e requinte. Finalmente, após várias aventuras/desventuras, os dois amigos reencontram-se. Uma história repleta de ternura e carinho, que constitui um verdadeiro hino à amizade.” 

Texto e imagem:

https://www.wook.pt/livro/um-fidalgo-de-pernas-curtas-ilse-losa/40448


Sem comentários:

Enviar um comentário