terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

O Principezinho de Antoine de Saint-Exupéry

Sabias que O Principezinho consta em todas as listas a votos dos diferentes ciclos em Miúdos a votos ???

Tens este livro? Já o leste? E os teus pais ? E os teus avós? 

Certamente que encontras facilmente um adulto que te dirá que já o leu várias vezes ao longo da sua vida, descobrindo sempre novas mensagens e diferentes maneiras de as aplicar à sua vida.
É, realmente, um livro que, independentemente da idade, cativa os seus leitores, com diferentes mensagens consoantes as pessoas e as diversas situações da vida, e que vem encantando geração atrás de geração. 
Se fizeres uma pequena pesquisa na internet, encontras diferentes publicações do livro, ou inspiradas nele, e podemos dizer que te deparas com um mundo de coisas, atividades e publicações em que as ilustrações e as mensagens mais representativas são aplicadas.
O Principezinho também fez parte da lista dos anos anteriores e se quiseres ouvir a opinião de colegas teus na campanha do ano passado Miúdos a Votos - os livros mais fixes, vai a https://visao.sapo.pt/visaojunior/miudos-a-votos/2020-02-28-o-principezinho-de-antoine-de-saint-exupery/. Foi mesmo muito o interesse demonstrado por este livro.

Aqui te deixamos mais algumas informações:

"O narrador da obra é um piloto com um avião avariado no deserto do Sahara, que, tenta desesperadamente, reparar os danos causados no seu aparelho. Um belo dia os seus esforços são interrompidos devido à aparição de um pequeno príncipe, que lhe pede que desenhe uma ovelha. Perante um domínio tão misterioso, o piloto não se atreveu a desobedecer e, por muito absurdo que pareça – a mais de mil milhas das próximas regiões habitadas e correndo perigo de vida – pegou num pedaço de papel e numa caneta e fez o que o principezinho tinha pedido. E assim tem início um diálogo que expande a imaginação do narrador para todo o género de infantis e surpreendentes direções. 


Biografia

"Antoine de Saint-Exupéry nasceu a 29 de junho de 1900 em Lyon. Faz o seu batismo de voo aos 12 anos, aos 22 torna-se piloto militar e é como capitão que em 1939 se junta à Força Aérea francesa em luta contra a ocupação nazi. A aviação e a guerra viriam a revelar-se elementos centrais de toda a sua obra literária, onde se destacam títulos como Correio do Sul (1929), o seu primeiro romance, Voo Noturno (1931), que logo se tornou um êxito de vendas internacional, e Piloto de Guerra (1942), retrato da sua participação na Segunda Guerra Mundial. Em 1943 publicaria aquela que é reconhecida como a sua obra-prima, O Principezinho, um dos livros mais traduzidos em todo o mundo. A sua morte, aos 44 anos, num acidente de aviação durante uma missão de reconhecimento no sul de França, permanece ainda hoje um mistério." (in site Porto Editora).

Curiosidades:

No Japão, em Hakone, existe um museu dedicado ao Principezinho: o museu de Oshi-no-Ojisama (O Pequeno Príncipe).  
Foi fundado em 1999, comemorando os 100 anos do nascimento do autor francês Antoine de Saint-Exupery.
O museu, que explora  a vida de Saint-Exupéry, também apresenta uma paisagem urbana francesa e um jardim europeu, situado na exuberante beleza natural de Hakone.
 As ruas sinuosas e as pequenas praças são nomeadas em homenagem a personagens e eventos na história do Pequeno Príncipe, como o bêbado e o acendedor de lampiões e o museu é inspirado no castelo onde o autor cresceu.

Gostavas de ouvir alguém a ler esta história?

Na internet encontras vários áudio livros do Principezinho. Deixo aqui duas sugestões:
- uma versão brasileira, livro completo:https://www.youtube.com/watch?v=Ag-9zLqkVoc
- uma versão portuguesa, por episódios: https://www.youtube.com/watch?v=AXykeRIYZuc



Fotografia da capa do livro original: 



Sabias que ...

... no país natal de Saint-Exupéry, “O Principezinho” só foi publicado após a 2ª Guerra Mundial? 
O livro chegou ao mercado francês em 1946, três anos depois do seu primeiro lançamento nos Estados Unidos da América. 
...a história de “O Principezinho” parte de uma experiência real?
Numa viagem de Saigão para Paris, quando pilotava o seu avião, Saint-Exupery teve que aterrar no deserto da Líbia. Essa aterragem forçada coincidiu com a passagem de uma caravana de nómadas berberes. O aviador e o seu avião, caídos do céu, devem ter sido uma aparição do outro mundo para essas pessoas. Foi aí que nasceu a ideia para a história de O Principezinho.
.. a descrição da personagem principal foi inspirada numa criança que viu numa das suas viagens?
Nos anos 30, Antoine de Saint-Exupéry viajou até à União Soviética de comboio. Imagine-se a dureza de uma viagem de comboio naquela época. Foi nessa viagem e nesse comboio que encontrou um casal com um filho com aqueles cabelos de ouro, muito parecido com a descrição do Principezinho. O filho de dois operários soviéticos… Um casal que tinha uma criança “com todo o futuro do mundo estampado na cara”.  Fonte: https://observador.pt/2015/11/16/o-principezinho/

... recentemente, foram encontrados elementos e divulgadas informações que esclarecem  o mistério do desaparecimento do autor? 

Se quiseres saber mais vai a  https://expresso.pt/cultura/2017-09-10-Se-soubesse-que-era-Saint-Exupery-naquele-aviao-nunca-teria-disparado

1 comentário:

  1. Eu não tenho este livro mas conheço a estória. Assinado: Sofia Brilhante 1ºD

    ResponderEliminar