segunda-feira, 21 de março de 2022

Dia Internacional da Árvore 2022

A Árvore da Borracha

As árvores também se enganam,
não a somar ou a subtrair,
Mas a florir!
Nem por isso ficam preocupadas.
Há sempre uma árvore da borracha,
mesmo à mão para apagar,
os erros que dão.

 

                                   O Meu Caderno de Folhas

Tenho folhas lanceoladas,
lobadas, lineares,
redondas, sagitadas,
elípticas, ovalares,
pilosas ou ciliadas,
filiformes, triangulares,
inteiriças, espatuladas,
em forma de coração.
E folhas A4 e A5,
lisas ou quadriculadas.
Mas estas não são
para aqui chamadas.
– Ou serão?


                                                                       

Raízes


Quem me dera ter raízes,
que me prendessem ao chão.
Que não me deixassem dar
um passo que fosse em vão.
Que me deixassem crescer
silencioso e ereto,
como um pinheiro de riga,
uma faia ou um abeto.
Quem me dera ter raízes,
raízes em vez de pés.
Como o lódão, o aloendro,
o ácer e o aloés.
Sentir a copa vergar,
quando passasse um tufão.
E ficar bem agarrado,
pelas raízes, ao chão.

                                     

Jorge Sousa Braga, in Herbário,  Assírio & Alvim, 1999.


Gostarias de ilustrar alguma destas poesias? 

Sim? 

Então mãos à obra e envia-nos o teu trabalho para besjd2014@gmail.com para o conhecermos e divulgarmos.

Sem comentários:

Enviar um comentário