sexta-feira, 19 de março de 2021

Dia Internacional das Florestas - 21 março

Neste dia, que também é  Dia Mundial da Poesia, começamos com uma poesia que nos sensibiliza para a ação do homem na floresta e que nos leva ao tema adotado este ano: o restauro florestal.


Cortar

Cortaram uma árvore
E a terra chorou

Cortaram outra árvore
E a terra chorou

E tantas árvores mais...

E a terra chorou
Chorar tanto também cansa
Quem pode enxugar as lágrimas
Da terra cansada?

Nem as mãos de uma criança...

Matilde Rosa Araújo, “As fadas verdes”




RESTAURAR A FLORESTA: o caminho para a recuperação e o bem-estar

O tema deste ano pretende realçar a importância da ação para a recuperação das florestas:
florestas saudáveis significam população saudável.

Dos ecossistemas florestais extrai-se a base para muitos produtos farmacológicos e as florestas podem constituir uma proteção adicional para futuras pandemias. 

Nesse sentido, todas as árvores contam e juntos podemos e devemos trabalhar para recuperar as florestas degradadas, para o bem comum. in https://www.icnf.pt/






Queres saber mais ou desenvolver algum trabalho sobre as florestas e árvores?

Então consulta os materiais informativos e educativos que disponibiliza o ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, indo a:




Conheces a origem da comemoração deste dia? 

Origem e historial

No Nebrasca (EUA), em 1872, face à escassez de árvores e florestas, a população decidiu dedicar um dia à plantação de árvores. Inicialmente, a comemoração não tinha um dia fixo.

Muitos países se seguiram nesta iniciativa, tendo a primeira "Festa da Árvore" sido comemorada em Portugal, em 1907, estendendo-se estas comemorações, sobretudo durante o período inicial da 1.ª República, até 1917.

Em dezembro de 1970, no âmbito das comemorações do Ano Europeu da Conservação da Natureza, foi retomada a celebração oficial do “Dia da Árvore”, por proposta da então Direcção-Geral dos Serviços Florestais e Aquícolas e da Liga para a Proteção da Natureza.

A Festa passou da Árvore à da Floresta quando, em 1971, a FAO estabeleceu o "Dia Mundial da Floresta" com o objetivo de sensibilizar as populações para a importância da floresta na manutenção da vida na Terra. Como consequência, em Portugal, em 1974, foi celebrado o primeiro “Dia Mundial da Floresta”, tendo sido escolhida, como em muitos outros países do hemisfério norte, a data de 21 de março, o primeiro dia de primavera.

Em 30 de novembro de 2012, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou uma resolução que declara o dia 21 de março de cada ano como Dia Internacional das Florestas, encarregando o Secretariado de, em colaboração com os governos e as demais organizações internacionais e da ONU, organizar anualmente as comemorações do Dia Internacional.

Esta decisão, assume como objetivo principal garantir que as gerações futuras continuarão a beneficiar dos múltiplos serviços e produtos que devemos a todos os tipos de florestas, defendendo para tal um incessante empenho na gestão sustentável das florestas, em paralelo com um continuado esforço de conservação e ordenamento dos espaços florestais naturais. https://www.icnf.pt/

 


Já ouviste falar no Bosque dos avós??


É um  projeto que foi iniciado em 2018 por José Claudino da Silva de 70 anos depois do nascimento da sua neta quando pensou em a homenagear atribuindo o nome dela a uma árvore. 

Encontrou o local ideal na Serra do Marão e, com o apoio das entidades responsáveis, nasceu este bosque que conta já com 1600 árvores, de mais de 460 avós de todo o mundo. 

Sabias que todos os avós podem plantar uma árvore com o nome do neto ou neta? Para tal, basta inscreverem-se.





Sem comentários:

Enviar um comentário