sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Ler ebooks

Carlos Pinheiro é professor bibliotecário e coordenador interconcelhio da Rede de Bibliotecas Escolares. Também leciona História a alunos do ensino básico e secundário, no concelho de Sintra. 
É uma figura de referência em questões de difusão de informação através das ferramentas digitais. O seu blogue Ler ebooks - http://lerebooks.wordpress.com – tem como objetivo segundo as suas próprias palavras, a promoção da leitura em suporte eletrónico e a divulgação de experiências de utilização de livros eletrónicos em contexto escolar.
No Ler ebooks pode encontrar informação sobre aplicações digitais para ler os ditos ebooks, referência de monografias sobre leitura digital e novas formas de leitura, e ainda conselhos para a aquisição de um aparelho de leitura digital.
Encontra também neste sítio ebooks gratuitos em PDF e outros formatos, para além da referência a cinquenta sítios que disponibilizam obras em suporte digital, gratuitamente em português (8) e inglês, e sítios de partilha de documentos como o Scribd. 
Torne-se seu seguidor se tem interesse nesta área. 


Outros blogues deste autor: Ler para Crer  disponível em:
<www:http://lerparacrer.wordpress.com>

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Ler é um ato solitário, contar é um ato solidário.

Esta afirmação apareceu-nos há alguns dias através de uma citação de Benita Prieto, contadora de histórias brasileira, e foi formulada no decorrer de uma tertúlia em que participaram outros nomes fortes desta área como Cristina Taquelim, António Fontinha, Luís Carmelo e Ben Haggarty em Setembro de 2012 no bar A Barraca em Lisboa. 
Encontrá-mo-la numa tese de mestrado com o título Práticas narrativas e perfis de contadores de histórias desenvolvida na Universidade do Minho por Mariana Ribeiro.
A arte de contar histórias interessa-nos a todos, pais, professores e bibliotecários, na medida em que nos aproxima da leitura, numa versão partilhada e nos ajuda a criar e a desenvolver laços entre gerações, reforçar a identidade, partilhar afetos. 
Em Portugal, eventos como As Palavras Andarilhas de Beja provam o interesse que esta atividade tem vindo a adquirir e dá a conhecer a existência de muitos profissionais que animam bibliotecas públicas e escolares e outros encontros ligados ao mundo do livro e da leitura. 
A referida dissertação trata a envolvência da narrativa no desenvolvimento humano, bem como os vários perfis de narradores profissionais e contadores de histórias, entre eles Rodolfo Castro e António Fontinha. Aborda ainda a formação da pessoa como contadora profissional e a importância da formação empírica, adquirida na prática da contação. 
Foca a questão da memória oral nacional e estrangeira e termina com uma reflexão fundamentada sobre a prática da narração e contação de histórias e da sua mais-valia para o desenvolvimento do ser humano, em particular, durante a sua infância.

Bibliografia:
CASTRO, Rodolfo - A intuição leitora, a intenção narrativa. 1ª. ed. Lisboa: Ana Paula Faria - editora, Unipessoal, Lda, 2012. ISBN: 978-972-8920-82-1.

RIBEIRO, Mariana - Práticas narrativas e perfis de contadores de histórias. Braga: Universidade do Minho, 2013. Disponível em www< http://hdl.handle.net/1822/25989>

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Projeto Amostras para Ler+

Uma nova sugestão do Plano Nacional de Leitura
O PNL sugere um novo projeto designado por Amostras para Ler+, baseado em estudos recentes sobre o funcionamento do cérebro e a sua relação com a leitura. Este projeto é dirigido aos docentes mas implica também a participação dos pais.
Da apresentação destacamos estas ideias:


O cérebro humano nasce com estruturas que possibilitam a leitura, mas para que cada pessoa se torne um leitor competente é indispensável a ativação dos circuitos neuronais que só se formam se houver contacto frequente com livros e uma prática continuada da leitura, desde a infância. Uma das etapas cruciais decorre entre os 6 e os 12 anos de idade.[…] 


Embora a leitura induzida pelo trabalho escolar seja importante não se revela suficiente para que cada pessoa venha a atingir um elevado nível de literacia. A leitura pessoal e autónoma é indispensável ao desenvolvimento pleno do indivíduo, mas só se torna uma realidade se o leitor encontrar nos livros motivos de interesse e envolvimento afetivo, que dependem da personalidade, das circunstâncias, das etapas de vida.  
PNL, Amostras para ler+ 


Deste último aspeto decorre a importância da escolha pessoal de obras o que implica um contacto das crianças com uma oferta alargada de livros. Temos todos que contribuir para isto!
A biblioteca tem colocado um especial empenho na aquisição de obras muito diversificadas em termos de género, tema, autor, ilustração e formato. Estamos atentas à saída de novas publicações. 
Leve o seu filho a boas livrarias e às bibliotecas públicas e deixe-o escolher livremente. Tenha especial atenção às editoras. Cada uma tem a sua filosofia própria. 
O PNL aconselha a quem quiser saber mais sobre esta temática a obra recente (2013) 
O Cérebro e a leitura de Teresa Silveira, da Bloco Editora. 
Nós aconselhamos a leitura de Como um Romance de Daniel Pennac, um clássico sobre a motivação e o gosto da leitura. Falaremos deste autor num próximo post.

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

A ilustradora Rachel Caiano

A artista plástica Rachel Caiano  é a nossa convidada especial para o mês de Outubro. Detentora de uma obra muito variada tem uma formação de base na área das artes do palco, nomeadamente cenografia e figurinos, com passagem pela arquitetura.
Tem vindo a desenvolver projetos em diversas áreas entre as quais se destaca a ilustração, com diversos trabalhos publicados em revistas e jornais (Pais e Filhos, Magazine Artes, Notícias Magazine, A Capital) e livros (em Portugal e no estrangeiro). Entre outros, ilustrou os livros da série O Bairro de Gonçalo M. Tavares.
O átrio da escola sede do Agrupamento vai acolher uma exposição de obras diversificadas da autora que espelha bem o seu percurso multifacetado. A mostra inclui ilustrações de livros infanto-juvenis, de artigos de revista e de jornais e outras ilustrações.  
As técnicas utilizadas são muito variadas, da grafite ao carvão, ao pastel e à aguarela. Alguns desenhos são executados à mão, outros usando ferramentas digitais e outros ainda reunindo os dois processos numa versão atualizada das chamadas técnicas mistas. 
Para além da exposição a artista vai realizar workshops de ilustração com turmas de 1º, 2º e 3º ciclo. Os professores interessados deverão contactar a biblioteca. Fazem parte das coleções das bibliotecas do Agrupamento várias obras ilustradas pela autora. 

Imagens de trabalhos para venda…

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

O bicho dos livros

Andreia Brites e Sérgio Letria são os responsáveis por um sitio de promoção da leitura para leitores e mediadores e de um blogue de divulgação de literatura infanto-juvenil com o mesmo nome: O Bicho dos Livros
Se quiser conhecer em pormenor quem são estes autores pode consultar diretamente o endereço: 
http://obichodoslivros.blogspot.pt/


Nós adiantamos desde já que têm formação em Línguas e Literaturas Modernas e em animação para crianças, jovens e adultos em Promoção da Leitura (em Bibliotecas e estabelecimentos de ensino). A Andreia é ainda colaboradora da revista Os meus livros realizando crítica literária e artigos sobre poesia. 

O sítio O Bicho dos Livros publicita os projetos desta dupla:
http://obichodoslivros.blogspot.pt/p/para-bibliotecas-escolas-e-pais.html
  • Ateliers de sessão única para crianças e jovens a partir do 3º ano, e propostas de Comunidades de Leitura/ Clube de leitura em modalidades com várias sessões;
  • Cursos para pais;
  • Cursos para professores

Os cursos para pais têm títulos muito sugestivos: O melhor livro para o meu filho, A arte da leitura de pais para filhos e Tu és o meu herói. As idades abrangidas vão dos 5 aos 12 anos.
Os cursos para professores tem como tema a escrita criativa, a promoção da leitura e o Plano Nacional de Leitura. Existem ainda Sugestões de Atividades a dinamizar por professores ou monitores com grupos de jovens e uma Galeria com fotos e ilustrações de Sílvia Moldes completa o site dando imagens do trabalho desenvolvido.

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Programa de preservação da coleção

Está em curso uma campanha de preservação da coleção porque os livros estão a estragar-se demasiado rápido. 
Para sensibilizar as crianças para uma atitude de preservação dos livros e um manuseamento adequado criámos posters com conselhos e chamadas de atenção. 
Este é um deles: