quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Projeto Amostras para Ler+

Uma nova sugestão do Plano Nacional de Leitura
O PNL sugere um novo projeto designado por Amostras para Ler+, baseado em estudos recentes sobre o funcionamento do cérebro e a sua relação com a leitura. Este projeto é dirigido aos docentes mas implica também a participação dos pais.
Da apresentação destacamos estas ideias:


O cérebro humano nasce com estruturas que possibilitam a leitura, mas para que cada pessoa se torne um leitor competente é indispensável a ativação dos circuitos neuronais que só se formam se houver contacto frequente com livros e uma prática continuada da leitura, desde a infância. Uma das etapas cruciais decorre entre os 6 e os 12 anos de idade.[…] 


Embora a leitura induzida pelo trabalho escolar seja importante não se revela suficiente para que cada pessoa venha a atingir um elevado nível de literacia. A leitura pessoal e autónoma é indispensável ao desenvolvimento pleno do indivíduo, mas só se torna uma realidade se o leitor encontrar nos livros motivos de interesse e envolvimento afetivo, que dependem da personalidade, das circunstâncias, das etapas de vida.  
PNL, Amostras para ler+ 


Deste último aspeto decorre a importância da escolha pessoal de obras o que implica um contacto das crianças com uma oferta alargada de livros. Temos todos que contribuir para isto!
A biblioteca tem colocado um especial empenho na aquisição de obras muito diversificadas em termos de género, tema, autor, ilustração e formato. Estamos atentas à saída de novas publicações. 
Leve o seu filho a boas livrarias e às bibliotecas públicas e deixe-o escolher livremente. Tenha especial atenção às editoras. Cada uma tem a sua filosofia própria. 
O PNL aconselha a quem quiser saber mais sobre esta temática a obra recente (2013) 
O Cérebro e a leitura de Teresa Silveira, da Bloco Editora. 
Nós aconselhamos a leitura de Como um Romance de Daniel Pennac, um clássico sobre a motivação e o gosto da leitura. Falaremos deste autor num próximo post.

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