sábado, 29 de outubro de 2016

Movimento "Zero Desperdício""

Na sequência das atividades de Outubro mês das biblioteca Escolar associado aos problemas da fome e da agricultura sustentável, pareceu-nos pertinente apresentar o Movimento Zero desperdício, uma iniciativa portuguesa que aproveita produtos alimentares próximos do fim de prazo e redistribui a quem mais necessita. 
Para conhecer melhor este projeto pode consultar o site:

A CML associou-se a esta ideia e financiou uma coleção de quatro livros, destinados a sensibilizar as crianças do 1º ciclo para estas problemáticas. As bibliotecas escolares receberam alguns exemplares para divulgação e suporte a atividades ligadas a esta temática.

As histórias são muito interessantes e os livros estão visualmente apelativos, sendo fruto de duplas de escritores e ilustradores de grande qualidade.

"A Rita encolheu. E agora?" 
Marta Hugon e António Jorge Gonçalves


É a história de uma menina que come demais e desperdiça muita comida. Um dia percebe que cada vez que comete um erro alimentar diminui de tamanho....
E agora como vai ela resolver esta situação?
O seu hamster de estimação vai ajudá-la a resolver o problema. 
Se o seu filho está no 1º ano tem fortes possibilidades de saber o resto da história! Pergunte-lhe como acaba porque ele ouviu ler esta história.




"A vida difícil de uma manteigueira", história escrita por Isabel Zambujal e ilustrada por Rodrigo Goulão, levou-me a consultar o folheto do meu frigorífico! 
É uma história muito criativa que nos leva a pensar melhor na arrumação do frigorífico para uma melhor conservação dos vários tipos de alimentos.
Tem mesmo uma lista de conselhos no fim do livro.
Os alunos ficaram entusiasmados. 
Eu expliquei que, consoante o modelo do frigorífico, a colocação da zona mais fria era variável. 
No dia seguinte vieram-me dizer: o meu frigorífico é igual ao seu! O que me deixou muito feliz pelo interesse manifestado, claro está! 





"Confusão no corredor dos enlatados" é uma história que agradou muito às crianças porque a protagonista é uma menina que, quando vais às compras, verifica primeiro o que tem em casa e só compra o que é realmente necessário. 
Muito mais ajuizada que a mãe, que quer tudo o que está em promoção, em quantidades disparatadas e sem saber muito bem como vai gastar esses produtos...
Espero que não se estejam a rever neste retrato...
Os jovens gostaram muito porque perceberam que podem ter um papel importante na ajuda a compras mais racionais. 
Autoria: José Luís Peixoto e Catarina Baker



"O tio Desafio" tem sempre, como o nome indica, um desafio para lançar aos sobrinhos que, neste caso, é fazê-los pensar na cadeia de pessoas e processos porque cada alimento que comemos passa, até chegar ao nosso prato.

Fizemos a experiência com os nossos alunos e foi interessante vê-los descobrir como alguns alimentos têm um percurso tão longo e tantos intervenientes até chegar a ser consumido. 

Uma história pensada para alunos do 4º ano, com alguma extensão e complexidade, escrita por Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada e ilustrada por Carla Nazareth. Uma dupla consagrada na escrita acompanhada por uma ilustradora  igualmente renomada detentora de um longo currículo. 








sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Aceita o desafio! O que podes fazer para ajudar?

No âmbito das comemorações do Dia da Alimentação a 16 de Outubro e do Mês da biblioteca escolar, resolvemos este ano  organizar uma atividade de sensibilização para o desperdício alimentar, alimentação saudável  e agricultura sustentável, destinada aos alunos do 2º, 3º e 4º ano. Envolveu 12 turmas, tendo-se realizado sessões individualizadas para cada turma, que  decorreram na biblioteca escolar BESJD.

A partir  da apresentação do site da FAO, discutimos os objetivos desta organização e o lema proposto para este ano: O clima está a mudar e a agricultura deverá acompanhar essa mudança. 
Chamámos a atenção para o facto de 2016 ser O ano das leguminosas, salientando o elevado valor alimentar deste alimento que apresenta a vantagem de ter um custo relativamente baixo. 

Discutimos em conjunto os desafios que a FAO lançou numa tentativa de implicar diretamente os cidadãos nas problemáticas da produção alimentar ligada às alterações climáticas e ao "Objetivo fome zero para 2030".

Tentando implicar os alunos numa atitude de participação ativa, selecionámos alguns dos desafios propostos pela FAO, escrevemo-los em pequenas tiras de papel colorido e, no final da sessão propusemos que escolhessem três objetivos que achassem que podiam colocar em prática no seio das famílias. Foi um entusiasmo! E foi bom ver que em algumas famílias já estão a colocar em prática algumas propostas da FAO, nomeadamente fazer uma refeição sem carne uma vez por semana. 

Para os alunos do 3º e 4º anos mostrámos ainda o site da Direção geral de saúde que contém muitos conselhos, receitas, e até um blogue, tudo com aspeto muito atrativo para motivar as famílias para uma alimentação saudável. 
Apresentámos ainda o movimento português  Zero desperdício e a coleção de livros editada a este propósito em parceria CML. Veja outros posts sobre estes assuntos. 




sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Feira do Livro na biblioteca

Caros Pais

Na próxima semana, dias 19, 20 e 21 de Outubro de 2016, vamos realizar uma feira do livro na biblioteca com o intuito de proporcionar um maior contacto dos alunos com livros de boas editoras, aliando a possibilidade de compra a um preço bonificado (10% de desconto). Teremos obras da EDICARE, Presença, Minutos de Leitura e Orfeu Mini e jogos didáticos das marcas Djeco e Sig Toys.

Cada turma visitará a feira com a respetiva professora titular. Se o seu educando mostrar interesse por algum título ou jogo, a representante da empresa distribuidora anotará num papel e colocará o preço para a criança poder mostrar em casa e saber se pode realizar a aquisição. Agradecemos que, em caso afirmativo, envie a quantia certa para facilitar os trocos. 

Haverá ainda a possibilidade de visita por partes dos Encarregados de Educação na 3ªf das 18h00 às19h00.
Esta atividade realiza-se no âmbito da comemoração de "Outubro mês das bibliotecas Escolares".

Esperamos que a iniciativa vos agrade!
Cordialmente, Graça Caldeira, professora bibliotecária da Escola São João de Deus.

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Outubro, mês das bibliotecas Escolares



A Association of School Librarianship (IASL) define em cada ano letivo um tema para abordarmos no mês de Outubro, considerado internacionalmente como o Mês das bibliotecas Escolares.
Este ano o tema é: Aprende a descodificar o teu mundo.
A Rede de Bibliotecas fixou o dia 24 de Outubro como ponto alto das comemorações.

Na nossa biblioteca encarámos o tema ligando-o a dois aspetos: as problemáticas ligadas ao desperdício alimentar e ao combate contra a fome e a promoção da leitura.

O primeiro tema será destinado aos alunos do 2º, 3º e 4º ano, relacionando-se com o apoio ao currículo e à literacia da informação e dos media.

A promoção da leitura efetuar-se-á através de uma Feira do livro destinada a despertar o interesse dos alunos para as publicações mais recentes de editoras de reconhecida qualidade. Esta mostra destina-se a todos os alunos do JIAJA e do 1º ciclo e respetivas famílias.

terça-feira, 4 de outubro de 2016

27 livros para 27 alunos!

A professora Célia Ribeiro é a professora titular da turma 4ºC. Para incentivar a leitura dos seus alunos ao longo do ano propôs-lhes um conjunto de livros que irão rodar pela turma até ao final do ano letivo, esperando que cada aluno consiga ler o maior número de títulos que for capaz, desse conjunto. 

A seleção das obras foi feita segundo proposta da professora bibliotecária. Escolheram-se títulos variados de autores portugueses e estrangeiros, e vários géneros literários da poesia à prosa passando pelo texto dramático. As obras irão sendo apresentadas pelos alunos na turma, ao longo do ano, de modo a despertar o interesse dos colegas.  

Eis aqui os títulos escolhidos:

A menina que sorria a dormir, Isabel Zambujal;
O rapaz o lobo e a ovelha, Ahlberg;
O menino árvore, Luísa Costa Cabral;
O mistério da carruagem 13, Carlos Correia;
O Bojador, Sophia de Melo Breyner Andresen;
Henrique oTerrível fica rico, Francesca Simon
O mistério do quarto secreto, Enid Blyton;
O mistério das cartas anónimas, Enid Blyton;
O menino que não gostava de ler, Susana Tamaro;
A viagem fantástica,  Mª do Céu Ferro;
Há fogo na floresta, Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada;
O palhaço verde, Matilde Rosa Araújo;
A que sabe esta história?, Alice Vieira;
O planeta branco, Miguel Sousa Tavares;
O elefante e a pulga, Leonel Nevs;
A história de Catherine, Modiano;
Astérix e os Normandos, Goscinny;
Os sobrinhos do capitão, Musial;
Piratas e corsários, Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada;
O azul do céu, Fançoise Chein;
A maçã vermelha, Nuno Higino;
História da égua branca, Eugénio de Andrade;
O meu primeiro Mozart, Rosa Mesquita e António Cartaxo
Esqueci-me como se chama, Daniil Harms;
Rosa minha irmã Rosa, Alice Vieira;
Galileu e a primeira guerra das estrelas, Novelli
Este rei que eu escolhi, Alice Vieira.