No âmbito das comemorações do Dia da Alimentação a 16 de Outubro e do Mês da biblioteca escolar, resolvemos este ano organizar uma atividade
de sensibilização para o desperdício alimentar, alimentação saudável e agricultura sustentável, destinada aos alunos do 2º, 3º e 4º ano. Envolveu 12 turmas, tendo-se realizado sessões individualizadas para cada turma, que decorreram na biblioteca escolar BESJD.
A partir da apresentação do site da FAO, discutimos os objetivos desta organização e o lema proposto para este ano: O clima está a mudar e a agricultura deverá acompanhar essa mudança.
Chamámos a atenção para o facto de 2016 ser O ano das leguminosas, salientando o elevado valor alimentar deste alimento que apresenta a vantagem de ter um custo relativamente baixo.
Discutimos em conjunto os desafios que a FAO lançou numa tentativa de implicar diretamente os cidadãos nas problemáticas da produção alimentar ligada às alterações climáticas e ao "Objetivo fome zero para 2030".
Tentando implicar os alunos numa atitude de participação ativa, selecionámos alguns dos desafios propostos pela FAO, escrevemo-los em pequenas tiras de papel colorido e, no final da sessão propusemos que escolhessem três objetivos que achassem que podiam colocar em prática no seio das famílias. Foi um entusiasmo! E foi bom ver que em algumas famílias já estão a colocar em prática algumas propostas da FAO, nomeadamente fazer uma refeição sem carne uma vez por semana.
Para os alunos do 3º e 4º anos mostrámos ainda o site da Direção geral de saúde que contém muitos conselhos, receitas, e até um blogue, tudo com aspeto muito atrativo para motivar as famílias para uma alimentação saudável.
Apresentámos ainda o movimento português Zero desperdício e a coleção de livros editada a este propósito em parceria CML. Veja outros posts sobre estes assuntos.
Sem comentários:
Enviar um comentário