Na sequência das atividades de Outubro mês das biblioteca Escolar associado aos problemas da fome e da agricultura sustentável, pareceu-nos pertinente apresentar o Movimento Zero desperdício, uma iniciativa portuguesa que aproveita produtos alimentares próximos do fim de prazo e redistribui a quem mais necessita.
Para conhecer melhor este projeto pode consultar o site:
A CML associou-se a esta ideia e financiou uma coleção de quatro livros, destinados a sensibilizar as crianças do 1º ciclo para estas problemáticas. As bibliotecas escolares receberam alguns exemplares para divulgação e suporte a atividades ligadas a esta temática.
As histórias são muito interessantes e os livros estão visualmente apelativos, sendo fruto de duplas de escritores e ilustradores de grande qualidade.
Marta Hugon e António Jorge Gonçalves
É a história de uma menina que come demais e desperdiça muita comida. Um dia percebe que cada vez que comete um erro alimentar diminui de tamanho....
E agora como vai ela resolver esta situação?
O seu hamster de estimação vai ajudá-la a resolver o problema.
Se o seu filho está no 1º ano tem fortes possibilidades de saber o resto da história! Pergunte-lhe como acaba porque ele ouviu ler esta história.
"A vida difícil de uma manteigueira", história escrita por Isabel Zambujal e ilustrada por Rodrigo Goulão, levou-me a consultar o folheto do meu frigorífico!
É uma história muito criativa que nos leva a pensar melhor na arrumação do frigorífico para uma melhor conservação dos vários tipos de alimentos.
Tem mesmo uma lista de conselhos no fim do livro.
Os alunos ficaram entusiasmados.
Eu expliquei que, consoante o modelo do frigorífico, a colocação da zona mais fria era variável.
No dia seguinte vieram-me dizer: o meu frigorífico é igual ao seu! O que me deixou muito feliz pelo interesse manifestado, claro está!
"Confusão no corredor dos enlatados" é uma história que agradou muito às crianças porque a protagonista é uma menina que, quando vais às compras, verifica primeiro o que tem em casa e só compra o que é realmente necessário.
Muito mais ajuizada que a mãe, que quer tudo o que está em promoção, em quantidades disparatadas e sem saber muito bem como vai gastar esses produtos...
Espero que não se estejam a rever neste retrato...
Os jovens gostaram muito porque perceberam que podem ter um papel importante na ajuda a compras mais racionais.
Os jovens gostaram muito porque perceberam que podem ter um papel importante na ajuda a compras mais racionais.
Autoria: José Luís Peixoto e Catarina Baker
"O tio Desafio" tem sempre, como o nome indica, um desafio para lançar aos sobrinhos que, neste caso, é fazê-los pensar na cadeia de pessoas e processos porque cada alimento que comemos passa, até chegar ao nosso prato.
Fizemos a experiência com os nossos alunos e foi interessante vê-los descobrir como alguns alimentos têm um percurso tão longo e tantos intervenientes até chegar a ser consumido.
Uma história pensada para alunos do 4º ano, com alguma extensão e complexidade, escrita por Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada e ilustrada por Carla Nazareth. Uma dupla consagrada na escrita acompanhada por uma ilustradora igualmente renomada detentora de um longo currículo.
Sem comentários:
Enviar um comentário