quinta-feira, 1 de abril de 2021

Dia Internacional do Livro Infantil - 2 de Abril 2021


A música das palavras


Quando lemos, crescem-nos asas na mente
Quando escrevemos, cantam os dedos.
Palavras são batuques e flautas na página
altos trinados, elefantes bramindo,
rios que correm, águas caindo,
pirueta de borboleta
longe no céu!
As palavras convidam à dança 
– ritmos, rimas, batidas
das asas, do coração, dos cascos no chão, contos velhos e recentes,
fantasias e verdades.
Quer estejas quentinho em casa
ou a atravessar o mundo para uma terra diferente
e uma língua estranha, 
as histórias e poemas pertencem-te.
Quando partilhamos palavras, a nossa voz
torna-se a música do futuro,
alegria, amizade e paz,
a melodia
da esperança.

Margarita Engle 
(Tradução de Ana Castro)


No dia 2 de abril, comemora-se em todo o mundo o nascimento de Hans Christian Andersen*. 

A partir de 1967, este dia passou a ser designado por Dia Internacional do Livro Infantil, chamando-se a atenção para a importância da leitura e para o papel fundamental dos livros para a infância.

Como é habitual, para assinalar este dia, a DGLAB - Direção Geral do Livro, dos Arquivos  e das Biblioteas - disponibiliza um cartaz, este ano da autoria do ilustrador Bernardo P. Carvalho, vencedor do Prémio Nacional de Ilustração em 2020.

O IBBY Internacional convida anualmente um país a dar o mote e a escrever um texto alusivo à literatura para a infância. Este ano da responsabilidade dos Estados Unidos, o texto é da autoria da escritora cubano-americana Margarita Engle.

A ideia do cartaz deste ano é um dos versos do poema, «Quando lemos, crescem-nos asas na mente»É que cada livro que uma criança espreita com emoção desperta nela sensações únicas e traz-lhe «a melodia da esperança». 

Bernardo P. Carvalho é um ilustrador que em 1999 criou, com Madalena Matoso e Isabel Minhós Martins, a Planeta Tangerina.

Reconhecido e premiado em todo o mundo, Bernardo é autor de livros publicados em mais de 25 países.

Recebeu já inúmeras distinções, como o BolognaRagazzi Awards (Non-fiction, 2019 / Opera Prima, 2015); Gustav Heinemann Peace Prize (Germany, 2017); Menção Honrosa no “Best Book Design From All Over the World” da Leipzig Foundation; “Melhor álbum ilustrado” no Deutscher Jungendliteraturpreis (2017), “Melhor Livro Editado” no CJ Picture Book Festival da Coreia; Prémio Nacional de Ilustração 2009 e 2020; “Melhor Livro” Banco del Libro (Venezuela); Nomeação para a Lista de Honra do IBBY; Candidato ao Prémio ALMA – Astrid Lindgren Memorial Award em 2019 e 2020. in http://livro.dglab.gov.pt/ 

Lembrei-me agora que talvez não saibas o que é o IBBY. Vou já explicar: é uma associação sem fins lucrativos que representa uma rede de pessoas que, em todo o mundo, procuram favorecer o encontro das crianças com os livros. Foi fundada em 1953 em Zurique, na Suíça.     https://www.ibby.org/about/what-is-ibby


Margarite Engle é autora cubano-americana de muitos romances em versos, memórias e livros ilustrados, incluindo The Surrender Tree , Enchanted Air , Drum Dream Girl e Dancing Hands.

Os prémios incluem uma Newbery Honor, Pura Belpré, Golden Kite, Walter, Jane Addams e NSK Neustadt, entre outros. Margarita foi poetisa laureada dos jovens de 2017-2019.  in http://margaritaengle.com/




* Se quiseres saber mais sobre Hans Christian Andersen lê o artigo que publicámos no ano passado:  


Desafio: Desenhar um cartaz alusivo à importância da leitura.


Gostaste do poema da Margarita Engle? Como te sentes quando lês um livro? Qual o teu livro preferido?

O ilustrador Bernardo P. Carvalho escolheu um verso para se inspirar e desenhar o cartaz de divulgação do Dia Internacional do Livro Infantil.

Com inspiração no poema A música das palavras ou nas tuas vivências, elabora um cartaz sobre a importância da leitura e envia-nos para biblioteca@aedfl.edu.pt


Sem comentários:

Enviar um comentário