Sinopse
Luísa Ducla Soares, que dispensa apresentações, e Sofia Castro, que nos ofereceram as primeiras Lengalengas, voltam a juntar-se para nos proporcionar mais emoções e divertimento."Este volume testemunha uma das mais importantes tendências da produção literária de Luísa Ducla Soares: a valorização do património literário tradicional.
"Desta vez, à semelhança do que encontramos em obras anteriores (por exemplo, em Lenga Lengas), a autora apresenta um conjunto considerável de lengalengas (cerca de quatro dezenas).
Trata-se de textos, regra geral, rimados e com uma forma breve, que se baseiam em esquemas repetitivos (por exemplo, “Arre Burro”), no encadeamento (por exemplo, “Além vem o Zé Godinho”), em perguntas-respostas (por exemplo, “Quem passou neste carreiro?”) ou, ainda, por exemplo, na enumeração regressiva (por exemplo, “Tranglomanglo).
Quase sempre sem sentido lógico, em muitos deles há também o recurso a processos cumulativos, ou seja, à introdução de um elemento novo que vem alongar uma determinada frase.
Muitos destes textos são marcados pelo nonsense, decorrente, não raras vezes, de jogos antitéticos ou da associação de ideias desconexas.
O humor que domina estas lengalengas, bem como as possibilidades de memorização captam com facilidade a atenção de qualquer leitor. | Sara Reis da Silva" in Casa da Leitura (magnetesrvk.no-ip.org)
Se não tens o livro Mais lengalengas e te queres divertir a ler e a ver ilustrações de Sofia Castro, vai a Mais Lengalengas (slideshare.net)
Sem comentários:
Enviar um comentário