quinta-feira, 4 de março de 2021

A Fada Oriana de Sophia de Mello Breyner Andresen

 A Fada Orianaconsta também das listas da iniciativa Miúdos a votos e é recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para a faixa etária dos 9 aos 11 anos. 

Ainda não leste este livro? É muito mágico, ou não fosse sobre fadas...

Sinopse

"Dizia Sophia que as fadas são seres da natureza. Queria com isto lembrar que elas nascem da nossa capacidade de atribuir vida, vontade e intenções ao mundo da natureza.

Em A Fada Oriana, encontramos o dom da proteção sobre os seres mais frágeis que vivem numa floresta, encontramos as tão humanas oscilações entre a solidariedade, o sentido da responsabilidade, o egoísmo e a vaidade.


Encontramos, como é próprio de muitos contos tradicionais e para a infância, as peripécias de uma luta entre o bem e o mal."
in Porto Editora

Outras maneiras de apreciar esta história:

Filme de animação da autoria de Kara Miranda Lawrence, artista de origem açoriana, com áudio e legendas em inglês:  Animação A Fada Oriana



Biografia

"Sophia de Mello Breyner Andresen nasceu a 6 de novembro 1919 no Porto, onde passou a infância. Em 1939-1940 estudou Filologia Clássica na Universidade de Lisboa. 

Publicou os primeiros versos em 1940, nos Cadernos de Poesia. Na sequência do seu casamento com o jornalista, político e advogado Francisco Sousa Tavares, em 1946, passou a viver em Lisboa.

Foi mãe de cinco filhos, para quem começou a escrever contos infantis. Além da literatura infantil, Sophia escreveu também contos, artigos, ensaios e teatro. Traduziu Eurípedes, Shakespeare, Claudel, Dante e, para o francês, alguns poetas portugueses.

Prémio Camões 1999


A sua obra está traduzida em várias línguas e foi várias vezes premiada, tendo recebido, entre outros, 
o Prémio Camões 1999, o Prémio Poesia Max Jacob 2001 e o Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana – a primeira vez que um português venceu este prestigiado galardão. 

Faleceu a 2 de julho de 2004, em Lisboa. 
Dez anos depois, em 2014, foram-lhe concedidas honras de Estado e os seus restos mortais foram trasladados para o Panteão Nacional.

Na data em que se celebrou o seu centenário, 6 de novembro de 2019, é-lhe concedido o grau de Grande-Colar da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada."




Fonte: https:
//www.portoeditora.pt/autor/sophia-de-mello-breyner-andresen/652

Na opinião de Sílvia Souto Cunha, in VISÃO Júnior, nov de 2012, "em muitos poemas escritos por Sophia, é como se o mar, a natureza, a luz, e o mundo inteiro tivessem sido lavados e polidos: as palavras são cristalinas, o texto é feito na medida certa, as ideias parecem acabadinhas de nascer.
Temos a sensação de que alguém traduziu o que pensamos e o que vimos à nossa volta de uma maneira simples e muito bonita. Parece fácil mas é uma tarefa dificílima.

Essa é uma das razões por que Sophia de Mello Breyner Andresen é uma escritora reconhecida e premiada. Aliás, ela é tão única que até a chamamos apenas de «Sophia», porque todos sabem de quem estamos a falar. (...)

Mas ela deixou dezenas de livros, sobretudo de poesia e de histórias infantis, que têm passado de geração em geração.
Até apostamos que nas estantes da tua família estão lá O Rapaz de Bronze, A Menina do Mar, O Cavaleiro da Dinamarca."

Queres conhecer ainda melhor Sophia e os seus livros para a infância ?





Então não deixes de ler A minha primeira SOPHIA
de Fernando Pinto de Amaral,
com ilustrações de Fernanda Fragateiro.


   





Ilustradores de A fada Oriana



Fonte: https://ghostalking.wordpress.com/2014/01/

Sem comentários:

Enviar um comentário