sexta-feira, 5 de março de 2021

A girafa que comia estrelas de José Eduardo Agualusa

A girafa que comia estrelas, livro do PNL, recomendado para o 2º ano de escolaridade, é uma deliciosa história de amizade entre uma girafa e uma galinha-do-mato, duas espécies com hábitos e gostos distintos mas que se unem para juntas resolverem um problema. Queres saber qual? Lê a sinopse! 
Esta obra também é um alerta para a questão das alterações climáticas e a importância da responsabilidade e consciencialização ambiental.



Sinopse

Era uma vez Olímpia, uma girafa, que andava sempre com a cabeça nas nuvens, a tentar ver anjos e a comer estrelas, e Dona Margarida, uma galinha do mato com a cabeça cheia de frases feitas. 
Conhecem-se e ficam amigas.

Queriam resolver o problema da seca que tanto prejudicava a sua terra. 
Será que conseguiram?

Com humor, mestria e simplicidade, José Eduardo Agualusa e Henrique Cayatte contam-nos uma bela história de amizade e engenho.


Biografia

José Eduardo Agualusa [Alves da Cunha] nasceu no Huambo, Angola, em 1960.
Estudou agronomia e silvicultura e foi jornalista.


Publicou romances, e diversas coletâneas de contos e de poesia.
Os seus livros estão traduzidos em mais de 30 idiomas.

Recebeu já inúmeros prémios, entre eles o Prémio Nacional de Ilustração e Grande Prémio de Literatura para Crianças da Fundação Calouste Gulbenkian,

José Eduardo Agualusa divide o seu tempo entre a Ilha de Moçambique, no norte de Moçambique, e Lisboa, em Portugal. Tem três filhos.


Outras maneiras de apreciar esta história




   Conto animado:  


    Leitura do livro: 





Ilustração

Henrique Cayatte, nasceu em 1957, em Lisboa.
É designer, ilustrador, professor e consultor de design.
Realizou inúmeros trabalhos em distintas áreas:
Autor do desenho do novo Passaporte Eletrónico Português e do Cartão de Cidadão (2006); designer do novo Passaporte Eletrónico e Cartão de Identidade Nacional para Cabo Verde (2010/11).
Projetou o sistema de sinalética e comunicação da EXPO 98 (em parceira com o arquiteto Pierluigi Cerri) e Pavilhão de Portugal na Expo 2000 em Hannover, Alemanha. 
Autor da conceção global para o Pavilhão de Portugal na Expo 2005, realizada em Aichi, Japão.
Como ilustrador editou dezenas de títulos: Estranhões & Bizarrocos; História da nuvem que não queria chover; O búzio de nácar; O grande lagarto da Pedra Azul; O menino eterno entre outras. Ilustrou ainda várias obras obras de Alice Vieira. 
Recebeu vários prémios entre os quais o Prémio da Secretaria de Estado da Cultura para o conjunto da sua obra de ilustração, o  Prémio Gulbenkian de Ilustração e o Prémio Nacional de Ilustração. 


5 comentários:

  1. A historia é engraçada e divertida.

    ResponderEliminar
  2. As ilustrações desta história são muito bonitas. O título é engraçado, porque as girafas não comem estrelas. Ficamos tão curiosos, que nos apeteceu logo ler a história.

    ResponderEliminar
  3. Olá eu sou a Francisca do primeiro C, aluna da professora Elisabete eu acho que esta história é muito estranha, porque as girafas não comem estrelas

    ResponderEliminar
  4. mas é muito divertida!

    ResponderEliminar
  5. Eu gosto muito da história. Apetece-me ler novamente.

    ResponderEliminar