sexta-feira, 5 de março de 2021

Dia Internacional da Mulher 2021 e O Livro dos Porquinhos de Anthony Browne


"O Dia Internacional da Mulher é comemorado a 8 de março.

Este dia pretende celebrar os direitos que as mulheres conquistaram até agora, mas também relembrar que ainda há muito por fazer. 
Causas como o direito ao voto, igualdade salarial, maior representação em cargos de liderança,  proteção em situações de violência física ou psicológica, ou ainda o acesso à educação continuam atuais, pois em vários pontos do globo, as mulheres não têm esses direitos garantidos.

O tema deste ano é "As mulheres na liderança: Alcançar um futuro igualitário num mundo de COVID-19". Assim, destaca-se o papel das mulheres no combate de um dos maiores desafios atuais para a Humanidade.

A igualdade de género é um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

O Dia Internacional da Mulher assinalado desde o início do século XX, embora com variações no dia das celebrações. Em 1975, a ONU começou a celebrar esta data, no âmbito do Ano Internacional da Mulher. Só a 16 de dezembro de 1977 é que a data viria a ser oficialmente reconhecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas, através da Resolução 32/142."

in https://eurocid.mne.gov.pt/


Em Portugal, apesar das mulheres serem iguais aos homens perante a lei portuguesa, ainda se verificam muitas desigualdades entre outras, nos salários e no acesso a cargos de liderança. Mesmo em casa, em muitos lares, nas simples tarefas domésticas, é ainda a mulher que, para além do seu trabalho profissional, tem de assegurar a limpeza da casa, cozinhar, acompanhar os filhos nos TPCs, passar a ferro, ...
Como é na tua casa? Ainda é assim?

O Livro dos Porquinhos, de Anthony Browne, da editora Kalandraka, apresenta-nos de uma forma divertida a distribuição de tarefas domésticas numa família.




"O Sr. Porcino vivia com os seus dois filhos, Miguel e Pedro, numa boa casa com um belo jardim, e com um bom carro numa boa garagem. Dentro da casa estava a sua mulher.
— Despacha-te com o pequeno-almoço, querida! — gritava o Sr. Porcino todas as manhãs antes de sair 
para o seu importantíssimo trabalho. 
— Despacha-te com o pequeno-almoço, mãe! — gritavam Miguel e Pedro antes de saírem para a sua importantíssima escola… 
... E assim acontecia, dia após dia, até que a senhora Porcino se fartou de ser tratada como uma empregada e decidiu partir de casa, deixando um bilhete de despedida verdadeiramente arrasador: “Vocês são uns porcos”. 
Então, o Papá Porcino e os seus filhos tiveram que encarregar-se de todas as tarefas domésticas com que até aí nem sequer se preocupavam: limpar, cozinhar, fazer as camas, passar a ferro…"

A editora comenta ainda: 
“O livro dos Porquinhos” é um álbum altamente recomendável para iniciar os leitores numa educação baseada na igualdade, na colaboração e no conceito de família.
O autor utiliza uma simples e efetiva metáfora visual para explicar o seu objetivo:
a partir do momento em que a limpeza e a ordem do lar se vão perdendo, os protagonistas são representados não como pessoas, mas como porcinos. A figura do porco permite refletir sobre os diferentes significados – literais ou figurados – desta palavra tão simbólica: ser porco ou comportar-se como tal." 
in O-livro-dos-porquinhos-Pt_01.pdf (kalandraka.com)

Se não tens o livro, aqui te deixo uma animação de Canta comigo, Leio contigoO livro dos porquinhos 





 

Biografia


"Anthony Browne é um grande autor e ilustrador inglês de livros infantis, somando cerca de 40 títulos editados. Foi aluno do Leeds Art College, tendo-se licenciado em artes gráficas no ano de 1967. Recebeu vários prémios, dos quais se destacam o Kate Greenaway Medal em 1983 (Gorilla) e 1992 (Zoo); o Prémio Kurt Maschler, por Gorilla(1983), Alice`s Adventure in Wonderland (1988) e Voices in the Park (1998). É detentor do muito prestigiado prémio Hans Christian Andersen (o «Nobel» da literatura infantil) de ilustração, no ano 2000. Mais recentemente foi ilustrador residente das célebres galerias Tate."

in Bertrand Livreiros


1 comentário: